Descubra como Fundos Europeus podem investir em seu negócio

Estão a chegar os novos Fundos Europeus de apoio à Economia. Portugal 2030, o PRR (Bazuca) e outros de emissão do Estado.

Todas as oportunidades têm um tempo e um momento para se capitalizarem. E não podem ser perdidas sob pena de custos ou perdas fundamentais. Tendo em conta a dificuldade em termos de recursos das nossas empresas, especialmente em tempos de COVID, os Fundos Europeus podem permitir a alavancagem necessária para os negócios resistam e voltem a refinanciar-se para florescer. Submeter uma candidatura a um fundo europeu pode ser muito lucrativo quando feito corretamente, mas pode ser uma grande dor de cabeça se não se conhece os procedimentos certos para a levar a bom porto.

O que a MitUP faz por si?

A Mitup é uma empresa de Consultoria e serviços na Construção de negócios e na Alavancagem de empresas. Uma das maneiras de fazer isso é na preparação, viabilização e busca de investimento. Especialmente Fundos Europeus.

O que são os Fundos Europeus?

A União Europeia possui uma estrutura de investimento para apoiar os países, suas instituições de Estado, população e empresas.
Este investimento é temático e concentra-se basicamente em 5 domínios:
U

1. Investigação e inovação

Tecnologias digitais

Apoio à economia hipocarbónica

Gestão sustentável dos recursos naturais

PME

Através de estruturas europeias e nacionais estes fundos transformam-se em oportunidades de investimento com os mais diversos formatos e objetivos, através das entidades nacionais e locais.

Certos fundos chegam ao mercado através de linhas de crédito com risco comparticipado pelo Estado ou Incentivos fiscais e outros, na outra ponta da balança, chegam como oportunidades reais de investimento em projetos apresentados pelas empresas.
E estas oportunidades reais de dinheiro para o projeto podem chegar desde Empréstimos com juros baixos e carência interessante como investimento a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de reembolso ao Estado. Bastando para isso comprovar os resultados contratados.
Seja através de oportunidades de gastar menos ou efetivamente receber investimento financeiro para um projeto, os fundos europeus são uma componente importantíssima para empresas que atuam dentro da União Europeia.

Como aproveitar estes fundos europeus?

Para cada oportunidade de investimento existe a necessidade de submeter uma candidatura onde é preciso evidenciar que os requisitos são cumpridos. Basicamente uma candidatura precisa comprovar:

l

Passo 1: Elegibilidade

Tanto a empresa como o projeto têm de ser elegíveis ao programa de apoio (condições da empresa e tipologia do projeto)

Passo 2: Condições de acesso e financiamento

Certos fundos exigem que as empresas tenham capitais próprios. Outros impõe critérios específicos ao acesso

Passo 3: Viabilidade e atingimento de resultados

Projetos europeus serão financiados por fundos temáticos. Então os resultados que o projeto precisa apresentar precisam ser aderentes ao fundo que o financia. Além disso o projeto precisa ser viável. E isto precisa ser claramente demonstrado quando da candidatura

Como a MitUP pode ajudar?

Na maior parte das vezes não é possível iniciar a preparação à um fundo europeu a partir do momento que a candidatura é aberta! Até porque muitos programas encerram no mesmo dia em que abriram, pois o plafond de fundos já foi esgotado.
Um projeto de investimento precisa ser planeado. E estar alinhado com o próprio planeamento da empresa.

Além dos requisitos de elegibilidade que precisam ser garantidos – muitas vezes com mais antecedência (fecho de contas do ano anterior, por exemplo) – é preciso “preparar o terreno” para o recebimento do investimento.

As etapas de um projeto de investimento costumam ser:

l

1. Planeamento estratégico da empresa

o

2.Preparação para elegibilidade

3.Planeamento do Projeto

4. Fase inicial

5. Candidatura a um fundo europeu

I

6. Execução do projeto e acompanhamento

É algo que precisa ser muito bem preparado e executado.
Não é suposto ser fácil. Só precisa ser viável. E estamos aqui para o assessorar em todas as fases do processo para que nada seja deixado ao acaso.

Quem somos

Alex Mattos é um especialista em desenvolvimento humano e aumento de performance profissional. Possui mais de 17 anos de experiência com formações, assessoria pessoal, desenvolvimento de competências através de metodologias como Coaching, PNL e Estratégias de Aprendizagem Acelerada. Através das ferramentas da psicologia positiva a qual especializou-se no ISCSP-ULisboa e técnicas vivenciadas em sua formação na Alemanha, leva ao ambiente de trabalho formações com abordagem humanística, transversal às demais áreas do negócio para dar sustentação e crescimento a empresa, gerando felicidade e bem estar aos membros da organização.

Decio Dalke Jr é especialista em gestão de projetos e organização de empresas e processos. Possui mais de 20 anos de experiência em diversas atividades como Gestão da Qualidade Total, Organização e Métodos e informatização de empresas e processos de diversos tamanhos. Com formação inicial na área tecnológica, obteve o conhecimento profundo do universo digital e suas possibilidades. Posteriormente atuou em diversos projetos industriais de médio e grande porte, unindo os recursos tech às necessidades concretas de negócios, gestão e engenharia. Utiliza estas valências na construção e validação de projetos para fundos europeus bem como para garantir que os processos corretos e necessários para uma boa execução e monitorização destes projetos sejam realizados e os resultados atinjam às especificações europeias.

Pedro Pacheco é economista, e também desempenhou funções de gestão de empresas por mais de 20 anos em uma empresa industrial. Nessa capacidade acumulou uma vasta experiência não só na componente de gestão financeira, gestão de tesouraria e gestão de investimentos, liderança e definição de processos de qualidade de forma participativa. A aplicação destes conhecimentos permitiu-lhe validar modelos baseados numa boa gestão do componente humano, que criam recursos acrescidos e apresentam melhores resultados. Nesta capacidade liderou a implementação de projetos de Investimento financiados por Fundos Europeus. Esta experiência é capitalizada sempre que um projecto de investimento é apreciada na Mitup, no seu enquadramento técnico, mas sobretudo, pratico.

Deixe sua dúvida no formulário ao lado ou chame pelo whatsap